Postagens populares

quinta-feira, 24 de março de 2011

O Pai Nosso ou Oração Dominical

Essa bela oração foi ensinada por Jesus aos seus discípulos.
Analisaremos cada parte dessa oração e por extensão iremos tomando conhecimento do que solicitamos quando oramos o Pai nosso:
''Pai nosso que estais no céu, Santificado seja vosso Nome"
Quando falamos Pai nos referimos a DEUS, Inteligência Suprema, Causa Primeira de todas as Coisas.
Desde que nos colocamos em sintonia com Deus podemos sentir sua presença em qualquer hora e lugar.
Céu, significa o Universo, ou seja os diversos mundos habitados.
Santificado seja vosso Nome, esta parte nos mostra que devemos crer no Senhor, porque tudo revela o seu poder e sua bondade. A harmonia do Universo dá testemunho de uma Sabedoria, de uma Prudência e de uma Previdência que ultrapassam todas as faculdades humanas.
Em todas as obras da criação, desde o raminho de erva e o pequenino inseto, até os planetas que se movem no Espaço, o Nome se acha inscrito de um Ser soberanamente Grande e Sábio, alguns o chamam de Deus, outros de Jeová, outros ainda de Grande Arquiteto do Universo, não importa o nome a Causa é a mesma.

"Venha a nós o vosso Reino"
Primeiro: O que devemos entender por "Reino de Deus" ?
Encontraremos em mais de uma dezenas de Párabolas, o Mestre Jesus focalizar os diversos aspectos que o caracterizam.
O Reino de Deus não é um lugar, nem uma organização cujos membros se identifiquem por uma determinada fé; Mas algo que se verifica no intimo de cada um de nós: Esse algo é a mudança no mundo moral.
Segundo: Que precisamos fazer para nos tornar-mos dignos desse Reino ?
Queridos Amigos mais uma vez encontraremos essa resposta nas palavras do Mestre Jesus.
Ele explanou sobre esse tema por diversas vezes (por exemplo em Mateus 25: 34-26,40)
"Vinde Benditos de meu Pai, possui o reino que vos está preparado desde o princípio do Mundo; Por que tive fome, e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era hóspede, e me recolhestes; estava nú e me cobristes; estava enfermo, e me visitastes; estava no cárcere, e viestes ver-me. Na verdade vos digo que, quantas vezes fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos a mim é que fizestes".
Portanto, Queridos Leitores, nossa entrada no Reino de Deus depende somente de possuirmos aquelas qualidades morais do legítimo homem de bem: Fazer o bem pelo bem, sem esperar recompensa; retribuir o mal com o bem ( essa última é ainda muito díficil, pelo menos no estágio espiritual que estamos).
Terceiro: Quando se estabelecerá entre nós esse Reino ?
Tal pergunta foi feita certa vez pelos Fariseus, e o Mestre Jesus a ela deu a seguinte resposta:
O Reino de Deus não virá com aparência exterior, nem dirão: Ei-lo, aqui, Ei-lo acolá; O Reino de Deus está dentro de vós".
Não se trata, portanto, de um evento futuro, remoto como muitos o imaginam, mas de um fato atual, presente.
Se nós vivemos egoisticamente, embora o Reino de Deus esteje em nós, nós não estamos no Reino de Deus e daí vem nossas inquietações e sofrimentos.
Deus criou Leis cheias de Sabedoria, de Amor, eternas e imutáveis, e que fariam a nossa felicidade se as observassemos. Obedecendo às essas Leis, de acordo com a evolução espiritual, individual e coletiva, faríamos reinar neste mundo em que habitamos a Paz e a justiça, atraindo a nós o Reino de Deus, de felicidade e de Amor.
Resumindo: Nesta parte da oração dominical dizemos que queremos evoluir moralmente, a fim de conquistar o Reino de Deus em nós.
Pensemos nisso e mais do que pensarmos pratiquemos isso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário